top of page

CONTEÚDOS SOBRE BLINDAGENS

Comprar seminovo blindado é tão seguro quanto comprar um zero e mandar blindar?


A pergunta da vez para o mercado de carros blindados, é: comprar seminovo blindado vale a pena? Visto o grande aumento da procura por veículos com proteção balística nos últimos anos, sem dúvida, essa resposta é importante. E é sobre esse assunto que tentaremos esclarecer ao máximo no discorrer deste blogpost.


No Brasil, a crescente insegurança assusta cada dia mais. Agora, a “moda” da vez são as “quadrilhas do PIX”, motivo que tem causado ainda mais perigo para o motorista transitar pelas cidades mais violentas. A falta de segurança ao sair de casa, mesmo dentro do próprio carro, costuma ser a principal razão apontada por clientes que buscam as blindadoras para tornar os seus carros mais seguros.


E o que mostra os dados mais recentes, levantados pelo setor de venda de veículos blindados, é que os clientes que têm interesse nesse tipo de automóvel não têm se sentido atraídos apenas pela proposta de investir na blindagem de um veículo recém-comprado. Na verdade, o mercado de seminovos blindados também está em alta e deve continuar crescendo nos próximos anos.


A plataforma de vendas online OLX, muito forte no mercado de seminovos, divulgou no início deste ano um levantamento de vendas de seminovos blindados em seu site. Segundo os dados, houve uma alta de 22,7% em 2021, se comparado aos números de 2020.


Mas, a questão principal é: vale realmente investir em um carro blindado que já rodou por alguns bons anos? Ou é melhor investir um pouco mais de capital em um carro novinho em folha e pagar pelo custo da blindagem?


Comprar seminovo blindado: prós X contras


O primeiro grande motivo para o motorista buscar a opção de um seminovo, certamente, é o custo. Afinal, sabemos que blindar um carro requer um investimento alto. Por isso, em tempos de recessão econômica e alta inflação, o brasileiro busca uma forma de economizar da forma que dá. E optar por um seminovo pode representar até 40% de economia se comparado a um zero-quilômetro, dependendo do carro.


Mas, alguns cuidados devem ser tomados. Todo carro que já foi usado, mesmo que por pouco tempo e por um único proprietário, pode reservar grandes e infelizes surpresas para o novo dono. O interessado deve avaliar muito bem o veículo e investigar cada parte dele, como a pintura, o estado dos pedais de freio, o hodômetro, toda a parte elétrica, desgaste dos pneus, etc.


Quando se trata de seminovos blindados, essa investigação deve ser ainda mais minuciosa, e deve-se até mesmo, se for possível, contar com o auxílio de mecânico que tenha experiência com carros blindados, para averiguar se o carro que você deseja comprar está ok e se corre o risco de você fazer um mau negócio.


Isso porque automóveis blindados tendem a ter um maior desgaste de suspensão, freios e pneus, por conta do peso extra que pode chegar a até 300 kg, dependendo do tamanho do carro e do nível de blindagem. Ou seja, mais desgaste = mais manutenção. Logo, mais custos para o novo proprietário pôr na “ponta do lápis”


Outro ponto: não esqueça que a proteção balística não tem como durar eternamente, sem nenhum tipo de manutenção rotineira. O que queremos dizer com isso? Que todo carro blindado precisa passar por revisão de tempos em tempos, na fábrica que fez a sua blindagem, de preferência, para avaliar a situação da proteção balística.


Por exemplo, com o passar do tempo e com a exposição aos fatores externos, como a radiação solar e a chuva, é comum haver a “delaminação” dos vidros, que é quando as camadas de polímeros se separam, formando bolhas internas. Quando isso ocorre, o vidro precisa de uma manutenção urgente.


Contando com todos esses fatores, principalmente os necessários reparos que todo blindado demanda, o novo proprietário pode chegar a uma boa margem para negociar a compra do seminovo, evitando prejuízo. Vale a pena ter uma boa dose de paciência e pesquisar bastante opções antes de fazer negócio.


Contudo, avaliadas e reavaliadas todas as circunstâncias, se a blindagem estiver em dia, o carro usado tem a capacidade de oferecer a mesma segurança, sem que o proprietário precise gastar com o custo para blindar. E o que isso significa? Que dependendo do estado do carro, é possível que você faça um bom investimento, levando a blindagem praticamente sem nenhum custo, pagando quase o mesmo valor que o carro custaria na concessionária, se comprado zero-quilômetro.


A DVB Blindados é a blindadora de todas as marcas


Dentro de sua fábrica de materiais com resistência balística, a DVB Blindados reúne tudo que você precisa para conquistar o seu tão sonhado carro blindado: atendimento de pré e pós-venda totalmente personalizados, materiais certificados e equipe com expertise de anos no setor, condições especiais e projetos focados para PCDs e projetos especiais para blindagem de frotas.


Um dos braços do Grupo Divena, a DVD Blindados oferece excelência no atendimento também para quem busca serviços de reparo e manutenção, permitindo que o seu veículo continue a rodar pelas ruas com total confiança e segurança.


Acompanhe o nosso perfil nas redes sociais e fique por dentro dos nossos conteúdos. Siga @blindadosdvb no Instagram.


Comments


bottom of page