top of page

CONTEÚDOS SOBRE BLINDAGENS

Blindagem de veículos: tudo o que você precisa saber



Principalmente em grandes centros urbanos, existe uma preocupação cada vez mais crescente com a segurança, por isso a busca pelo serviço de blindagem de veículos tem crescido bastante, e junto com esse avanço, tem gerado mais curiosidade a respeito do processo.


Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin), o segmento de blindagem de veículos registrou recorde de crescimento em 2021, se comparado aos números de 2020. Um aumento de cerca de 45%, o que gerou uma expectativa maior sobre o setor.


Mas, o que talvez você não saiba, é que o Brasil é o maior mercado consumidor de vidro com resistência balística do mundo, considerando consumidores civis, além de ser referência mundial em relação à fabricação de vidros blindados.


Como é feita a blindagem de um carro?


O maior questionamento a respeito de blindagem é, certamente, como ela é feita. Explicando de uma forma resumida e simples, podemos dizer que blindar um carro é incluir uma estrutura de proteção extra em todo o carro, a fim de torná-lo resistente à perfurações de balas. Por isso, engana-se quem pensa que somente a parte dos vidros do carro ganha proteção balística.


O processo completo dura em média, 30 dias, e uma curiosidade interessante é que todo carro, para ser blindado, primeiramente precisa que o Exército Brasileiro autorize o processo, emitindo o Certificado de Registro do Exército.


Após a certificação, já na blindadora, o veículo então é praticamente todo desmontado para o processo e depois remontado, mas sem perder as suas características originais. Na realidade, uma característica que acaba sendo alterada é o peso, pois o veículo após receber toda a estrutura de blindagem, se torna mais pesado. Então, inicialmente são retirados os forros das portas, do teto, os bancos, todos os vidros e até as rodas, para que sejam incluídos os componentes com resistência balística.


Um dos componentes mais utilizados é uma manta fabricada em fibra de aramida, que é inserida em quase toda a estrutura, sendo fabricadas em módulos e depois cortadas sob medida para o veículo, para que não seja necessário fazer emendas.


Quais os níveis de blindagem de um carro?


Existem diferentes níveis de blindagem, sendo possível o cliente escolher qual tipo de proteção ele prefere. Claro, quanto mais camadas de material balístico, maior a proteção para alguns tipos de projéteis mais pesados.


A NBR 15000, a norma que regulamenta os processos de blindagem em nosso país, regulamenta os seguintes níveis:


Nível I - resistência a balas de armas de baixo calibre (mais comuns), como revólveres de 22 e 38;


Níveis II-A e II - resistência a projéteis de pistolas 9 milímetros e revólver 357 Magnum;

Nível III-A - tipo mais procurado pelos brasileiros em empresas especializadas em blindagem, protege de submetralhadoras 9 mm e revólveres 44 Magnum.

Nível III: de uso restrito, que depende de uma licença expedida pelo Exército, e que promove resistência balística até mesmo para tiros de fuzil. Além da licença especial, somente alguns modelos de carro podem receber esse tipo de blindagem.


Nível IV - nível mais alto de proteção e que é totalmente proibido para uso civil, sendo, normalmente, permitido para empresas que transportam dinheiro ou bens de alto valor.


Qualidade desde a chegada do veículo à fábrica até a entrega final



A DVB Blindados é uma empresa do Grupo Divena, conglomerado de empresas que possui mais de 50 anos de história no setor de transportes. Dentro de sua fábrica de materiais com resistência balística, a DVB Blindados reúne tudo que você precisa para conquistar o seu tão sonhado carro blindado: atendimento de pré e pós-venda totalmente personalizados, materiais certificados e equipe com expertise de anos no setor, condições especiais e projetos focados para PCDs e projetos especiais para blindagem de frotas.


A qualidade dos serviços da DVB Blindados é comprovada por todos os seus clientes, principalmente pelo cuidado com cada detalhe. Antes de iniciar o processo, a equipe da DVB registra cautelosamente, com imagens, o estado do veículo assim que chega ao galpão da fábrica, incluindo todos os itens nele contidos e qualquer particularidade.


Após a desmontagem do automóvel, todas as suas peças são devidamente identificadas e guardadas em um compartimento exclusivo. A carroceria do veículo é toda revestida (por dentro e por fora) para evitar qualquer dano, como riscos ou amassados.


Após o término da remontagem do veículo, é feita uma série de testes para atestar que o automóvel está pronto para ser entregue ao proprietário, além de um check-list para verificar cada detalhe, conforme os registros feitos anteriormente.


É isso que diferencia os nossos serviços e que faz com que os nossos clientes se sintam atendidos com total excelência.


Você tem interesse em fazer um orçamento conosco? Entre em contato por meio do nosso atendimento e agende uma visita. Você é nosso(a) convidado(a) para vir tomar um café e entender um pouco mais sobre como funciona o nosso trabalho.


Comments


bottom of page