Na hora de blindar o seu carro, você pode se deparar com uma dúvida: “qual nível de blindagem contratar?”. Isso porque existem 4
tipos de blindagens para veículos civis “comuns” e mais dois tipos que somente são comercializados com uma licença especial do Exército Brasileiro, tornando-se inacessíveis para o consumidor tradicional.
De antemão, podemos trazer mais detalhes sobre cada tipo de blindagem. Os 4 principais são:
Nível I - Resistência balística a armas de menor calibre como os revólveres 22 e 38;
Nível II e nível II-A - Ambos oferecem proteção um pouco mais elevada do que o nível I, como contra projéteis de pistolas 9 milímetros e Magnum 357;
Nível III-A - O tipo de blindagem civil mais comercializada no país, pois a camada de blindagem pode resistir a todos os tipos de calibres de armas simples, além de submetralhadoras 9mm e disparados de Magnum 44.
Existem também os níveis III e IV, o que pode confundir alguns interessados, pois o nível III e o nível III-A possuem diferenças bastante importantes, e justamente por isso, o primeiro é de uso restrito e depende de concessão especial. Os testes realizados e que atestam a capacidade balística do nível III são feitos até mesmo com disparos de fuzil. Por isso, a sua fabricação e características gerais se tornam tão distintas.
No Brasil, segundo os dados divulgados pela Abrablin (Associação Brasileira de Blindagem), cerca de 98% das blindagens em automóveis são de nível III-A, isso porque entre esses quatro tipos, este é o que mais protege. Para mensurar o diferencial do poder de bloqueio balístico, o potencial de proteção do nível III-A é até quatro vezes maior do que o do nível I.
No entanto, em comparação à blindagem tipo III, as características são bastante diferentes, a começar pela espessura dos vidros. Enquanto a blindagem nível III-A deixa os vidros com espessuras que podem variar de 17mm a 21mm, conforme a tecnologia empregada em sua fabricação, o carro com a blindagem tipo III tem os vidros autoclavados com cerca de 42mm de espessura.
O nível III da blindagem também tem diferenças na carroceria do carro, pois em vez de mantas de aramida, é utilizado um aço especial, que deixa o veículo muito mais pesado, e que por isso, restringe os modelos de carros que podem receber esse material.
Vale ressaltar que o nível III raramente é liberado pelo Exército para veículos de passeio de cidadãos que não sejam autoridades ou políticos, como delegados e juízes, por exemplo.
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