top of page

CONTEÚDOS SOBRE BLINDAGENS

Materiais que surpreendem pela inovação!


As novas tecnologias do mercado de blindagem estão aí para tornar os automóveis mais seguros contra projéteis de armas de fogo e ao mesmo tempo, com menor chance de avarias e mais benefícios ao veículo e aos seus usuários.


A prova disso é o material Ultrapoly® 3D (imagem ao lado), desenvolvido pela fabricante COMTEC Compostos de Segurança, que é feito a partir do Tensylon® da DuPont™ e que oferece uma redução de até 80% do peso final da blindagem. Esse material possui a capacidade de substituir o aço em algumas partes, oferecendo muito mais leveza.


Portanto, o Ultrapoly® 3D é utilizado na blindagem da parte opaca do veículo, e o que seria essa parte “opaca”? No meio da blindagem nós chamamos assim as partes que restam quando se exclui os vidros e os pneus. A blindagem opaca é realizada com a aplicação de painéis balísticos de aramida ou aço em aproximadamente 90% da carroceria do veículo.


Antigamente, usava-se praticamente somente aço nas blindagens, porém, com o tempo, foi se descobrindo novos compostos que ofereciam a mesma resistência balística, só que mais leve. Desta forma, as blindagens atuais utilizam o aço em áreas menores, nas quais as mantas de poliaramida não podem oferecer a proteção balística, devidamente, principalmente nas áreas de borda. Enfrentando, com novidades como o Ultrapoly® 3D, o aço perde cada vez mais espaço.


Outro material que representa uma grande evolução e é a união do que há de melhor em relação às descobertas de pesquisadores, físicos e diversos engenheiros é a Manta Unidirecional. Ela é utilizada nas áreas de colunas e de absorção de impactos, proporcionando mais resistência e eficiência à blindagem.

Esta tecnologia permite que seja possível garantir que os materiais aderidos ao interior dos automóveis tornem-se perfeitamente encaixados, considerando todas as suas bordas. Assim, cada carro tem um projeto único, o que só é possível graças ao desenvolvimento em 3D dos moldes que são utilizados exclusivamente em cada automóvel.


A blindagem opaca com a Manta Unidirecional é bem mais leve que a convencional, podendo ter uma diferença de até 80 kg, o que colabora para uma melhor performance do veículo e menor desgaste no dia a dia, principalmente em carros esportivos. Sem falar que o material possui uma maior eficiência na absorção de impactos e oferece uma melhor conservação do veículo, pois com o passar do tempo, evita que haja degradação desnecessária das peças.


Vale ressaltar que a Manta Unidirecional está disponível para o nível de blindagem III-A.


留言


bottom of page