
As novas tecnologias do mercado de blindagem estão aí para tornar os automóveis mais seguros contra projéteis de armas de fogo e ao mesmo tempo, com menor chance de avarias e mais benefícios ao veículo e aos seus usuários.
A prova disso é o material Ultrapoly® 3D (imagem ao lado), desenvolvido pela fabricante COMTEC Compostos de Segurança, que é feito a partir do Tensylon® da DuPont™ e que oferece uma redução de até 80% do peso final da blindagem. Esse material possui a capacidade de substituir o aço em algumas partes, oferecendo muito mais leveza.
Portanto, o Ultrapoly® 3D é utilizado na blindagem da parte opaca do veículo, e o que seria essa parte “opaca”? No meio da blindagem nós chamamos assim as partes que restam quando se exclui os vidros e os pneus. A blindagem opaca é realizada com a aplicação de painéis balísticos de aramida ou aço em aproximadamente 90% da carroceria do veículo.
Antigamente, usava-se praticamente somente aço nas blindagens, porém, com o tempo, foi se descobrindo novos compostos que ofereciam a mesma resistência balística, só que mais leve. Desta forma, as blindagens atuais utilizam o aço em áreas menores, nas quais as mantas de poliaramida não podem oferecer a proteção balística, devidamente, principalmente nas áreas de borda. Enfrentando, com novidades como o Ultrapoly® 3D, o aço perde cada vez mais espaço.
Outro material que representa uma grande evolução e é a união do que há de melhor em relação às descobertas de pesquisadores, físicos e diversos engenheiros é a Manta Unidirecional. Ela é utilizada nas áreas de colunas e de absorção de impactos, proporcionando mais resistência e eficiência à blindagem.

Esta tecnologia permite que seja possível garantir que os materiais aderidos ao interior dos automóveis tornem-se perfeitamente encaixados, considerando todas as suas bordas. Assim, cada carro tem um projeto único, o que só é possível graças ao desenvolvimento em 3D dos moldes que são utilizados exclusivamente em cada automóvel.
A blindagem opaca com a Manta Unidirecional é bem mais leve que a convencional, podendo ter uma diferença de até 80 kg, o que colabora para uma melhor performance do veículo e menor desgaste no dia a dia, principalmente em carros esportivos. Sem falar que o material possui uma maior eficiência na absorção de impactos e oferece uma melhor conservação do veículo, pois com o passar do tempo, evita que haja degradação desnecessária das peças.
Vale ressaltar que a Manta Unidirecional está disponível para o nível de blindagem III-A.
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