top of page

CONTEÚDOS SOBRE BLINDAGENS

Você já ouviu falar no Kevlar?

Material foi descoberto por uma pesquisadora americana em 1965 e, hoje em dia, é usado para fabricar desde automóveis, até as roupas dos pilotos da F1


O Kevlar é o principal material utilizado na blindagem dos carros, nos dias atuais. Ele foi descoberto pela pesquisadora e química americana, Stephanie Kwolek, da empresa DuPont, nos anos 60, mas só foi lançado em 1982, sendo o nome Kevlar uma marca registrada pela empresa desde então.


Sua estrutura é feita por uma fibra sintética de para-aramida (polímero), muito resistente ao calor e de alta resistência mecânica, por isso, oferece alta proteção balística. Hoje em dia, o polímero é usado por indústrias do mundo todo, para diversos outros fins, como material antichamas e na fabricação de peças de avião, por exemplo.



Mais forte que o aço


Uma manta Kevlar chega a ser cinco vezes mais resistente do que o aço - e muito mais leve e maleável, o que proporciona mais efetividade na proteção balística e um peso bem menor para o carro. Ou seja, tudo que a indústria e o próprio consumidor desejam.


Essa força é por causa da sua composição, sendo o Kevlar um polímero diferente dos demais, porque as suas fitas de polímeros se atraem de tal maneira que formam camadas extremamente rígidas e impenetráveis.


Segundo informações divulgadas pela DuPont, a pesquisa da qual Stephanie Kwolek participava na ocasião (1965) tinha o objetivo de desenvolver um material que substituísse o aço como aditivo da borracha na fabricação de pneus, de modo a tornar os pneus mais leves.


Dessa forma, Kwolek descobriu algo muito mais inovador e que mudou não só a fabricação da borracha dos pneus, mas também indústria automobilística em geral, como por exemplo, na fabricação do cinto de segurança e nos chassis dos automóveis. E quando o assunto é a blindagem automotiva, o Kevlar veio para transformar de vez o mercado.


Antigamente, usava-se aço para fazer a blindagem, por isso os veículos se tornavam extremamente pesados, desgastando muito rapidamente a parte mecânica do automóvel. Após testes, foi percebido que o Kevlar oferecia mais resistência balística do que o aço e ainda assim, era muito mais leve, permitindo uma blindagem com peso bem reduzido.


Nos acompanhe aqui no blog e fique bem informado sobre o mundo da blindagem automotiva!

Quer blindar o seu carro com materiais balísticos da melhor qualidade do mercado? Entre em contato com a nossa equipe comercial. Será um prazer atendê-lo (a)!


コメント


bottom of page