top of page

CONTEÚDOS SOBRE BLINDAGENS

Tudo o que você precisa saber para evitar trincar o vidro do seu blindado!


Uma situação que normalmente preocupa o proprietário de carro blindado é a conservação dos vidros, pois com o passar do tempo, eles podem sofrer com o processo de delaminação ou até mesmo, trincas.


Os vidros blindados são produzidos com materiais especiais, como cristais e polímeros, por meio de um processo bem distinto, que unifica todos esses componentes em uma única peça de vidro, com o uso de pressão e alta temperatura, numa máquina chamada autoclave.


A delaminação ocorre quando as camadas do vidro se separam, formando bolhas. Enquanto profissionais do mercado, podemos dizer que isto está passível de ocorrer por conta do excesso de exposição dos vidros ao sol, à chuva e outros fatores. Uma vez delaminado, o vidro deve ser inteiramente trocado por outro.


Já as temidas trincas, que podem até mesmo pôr em risco a segurança dos passageiros, pode ocorrer por conta de alguns fatores que não têm a ver com problemas de fabricação, como por exemplo:

  • Impacto externo, quando um objeto atinge o vidro com grande força;

  • Choque térmico - o vidro blindado absorve muito calor do ambiente;

  • Torção de carroceria, quando o veículo é exposto a pisos muito desnivelados, como uma estrada esburacada ou ao passar numa lombada sem o devido cuidado, por exemplo;

  • Fechamento das portas sem que os vidros estejam totalmente fechados. O impacto da porta pode fazer o vidro “vibrar”. Ao fechar a porta com o vidro inteiramente fechado, ele terá suporte e não sofrerá com o impacto.

Não deixe de fazer as manutenções periódicas do seu blindado e sempre que achar necessária uma avaliação técnica dos vidros, procure o seu profissional de confiança!


bottom of page